terça-feira, 15 de julho de 2014

ACADEMIA: Ego ou Saúde?

Na América latina, o Brasil já é o maior mercado em número de academias, além de ocupar o segundo lugar no mundo. O mercado de fitness no país passou de 4 mil academias em 2000 para mais de 18 mil em 2011.

Segundo a ACAD (Associação Brasileira de Academias), hoje o setor atende pouco mais de 2% da população, ou cerca de 5 milhões de pessoas, gerando o equivalente a R$ 2 bilhões.

Hoje em dia, esse é um dos meios mais usados pra quem quer ser inserido no padrão de beleza atual. A diversidade de academias em todos lugares e os preços acessíveis, fez com que elas se tornassem o meio mais barato de conseguir o resultado estético desejado, porém, para isso, muitos frequentadores desses centros de ginástica e musculação, por falta de conhecimento de riscos ou para obter resultados imediatos, fazem o uso de esteróide anabolizantes ou até mesmo de vitamina própria para uso veterinário (mais conhecida como ADE).

Pesquisas recentes em academias no Brasil constatou que 68% deles consomem substâncias ergogênicas, aquelas que melhoram o desempenho físico. Desses homens que consomem, 10% assumiram usar anabolizantes e 9% estimulantes, como a anfetamina e efedrina. O uso de substâncias ergogênicas nem sempre é prejudicial à saúde. O risco está em usá-las sem acompanhamento médico e em doses muito mais altas do que o indicado para o organismo.

Riscos

Entre as consequências no uso indiscriminado de substâncias ergogênicas, os nutricionistas citam sobrecarga hepática e renal, desidratação, perda de cálcio, gota, além dos efeitos gastrintestinais, como diarréia e edema abdominal. Os prejuízos podem vir tão rápidamente quanto os benefícios, dependendo da dose ingerida, orienta a endocrinologista.

Na mídia, muito se é falado sobre anabolizantes e uso de produtos veterinários como o citado acima, ADE.
Mas há uma diferença muito grande entre as duas, nos riscos e nos benefícios, a segunda só traz malefícios a quem usa.

A ADE é erroneamente dita pela mídia como sendo um dos vários esteróides anabolizantes existentes no mercado. Na verdade a ADE é simplesmente um óleo composto vitamínico lipossolúvel das vitaminas A, D e E, de uso único e exclusivamente veterinário.
A função principal do óleo é suprir necessidades de carência de vitaminas lipossolúveis diretamente e prevenir infecções nos animais, ainda assim com uso restrito a alguns grupos de animais.
Porém a ADE adquiriu uma nova utilidade quando foi descoberto os resultados ao injetá-la em partes localizadas do corpo humano, conhecido como "hipertrofia local". Este óleo quando aplicado no músculo, apenas inflama o local fazendo com que o corpo envolva a substância dentro dos fascículos das fibras musculares, aumentando o volume do local aplicado. Seus riscos são até piores do que os riscos dos verdadeiros esteróides:

- Possível Paralisia Muscular da Área Aplicada: dependendo de como o óleo for injetado, a agulha pode atingir alguma distribuição de nervos e paralisar para sempre os músculos da região.
- Abscessos: podem aparecer caroços na região aplicada que podem demorar muito tempo para desaparecer.
- Infecções: dependendo da higiene e genética da pessoa que utiliza ADE, podem ocorrer infecções nas regiões aplicadas. No pior das hipóteses, pode ocorrer necrose.
- Parada Cardíaca e Respiratória: caso a substância seja injetada em uma veia ou artéria, pode ocorrer parada cardíaca e/ou respiratória.


ade1.gifprograma+do+gugu.jpg

                          
Os esteróides anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que por algum motivo patológico tenha ocorrido um déficit. Assim, os efeitos "anabólicos", no que se refere aos esteróides, são aqueles que envolvem a síntese da proteína para a reparação e crescimento do músculo.

O hormônio masculino, testosterona, tem duas funções primordiais. A primeira, chamada de função androgênica, estimula o desenvolvimento e manutenção das características sexuais secundárias masculinas ( como o pêlo facial, timbre de voz, distribuição e quantidade de gordura no corpo, e outras características associadas aos traços masculinos).

Além de uso médico, eles têm a propriedade de aumentar volume dos músculos e por esse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física. 

Fontes:
http://www.hipertrofia.org/blog/2009/10/16/efeitos-colaterais-do-ade/

http://vinhafm.com/programas/mesa-dos-notaveis/1582-academia-de-ginastica-tendencia-de-mercado-ou-modismo-passageiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário